Sistema Acadêmico

O objetivo do Sistema Acadêmico é facilitar os processos que envolvem professor e aluno, registrando toda a vida escolar/acadêmica e financeira dos alunos, desde a inscrição em sua instituição até a emissão de diplomas, certificados, carnês de pagamentos e outros documentos. Também permite uma descentralização completa dos processos de oferecimento de disciplinas, matrículas e lançamento do aproveitamento escolar. Neste segmento, são englobadas as seguintes tarefas:

  • Organização do Ensino: permite o cadastramento de um curso, independente de seu nível, incluindo informações como: objetivos, perfil do aluno e do profissional, forma de integralização, disciplinas e atividades, pré-requisitos e a seqüencia aconselhada. Este módulo também permite vincular o curso a áreas do conhecimento de acordo com o modelo da instituição ou do CNPq e, ainda, criar uma homepage e uma lista de discussão vinculada, que servirá como Colegiado Virtual.
  • Cadastro de Disciplinas: permite incluir e manter as disciplinas da instituição, classificá-las, registrar seu conteúdo programático, incluir a bibliografia recomendada e até mesmo sua disponibilidade na biblioteca da instituição.
  • Oferta de Disciplina: este módulo é programado de acordo com cada organização de ensino, podendo ser alterado sempre que necessário. Inclui o número de vagas, espaço físico disponível, horário e nome do professor. Também possibilita a criação de uma homepage da disciplina.
  • Matrícula: a matrícula poderá ser feita até mesmo via Internet, desde que, posteriormente, a instituição a confirme. Este módulo testa dados assim que eles são lançados, verificando pré-requisitos, sequencia aconselhada, limite de carga horária e superposição de horários.
  • Lançamento de Informações do aluno: o lançamento de dados, como notas, frequencia e conteúdo ministrado é permitido desde a matrícula até o encerramento da disciplina. O alunopode visualizar esses dados através da internet. Neste módulo, o professor poderá operar um Palmtop para servir como caderno de chamada.
  • Aluno: ao se cadastrar em algum curso, o aluno recebe uma identificação e uma senha, que servirão tanto para acesso como endereço eletrônico. Nesse módulo é possível captar e manter informações pessoais e academicas, histórico ou currículo, certificados e diploma.
  • Professor: este módulo permite que o professor elabore um planejamento, no formato de uma agenda, de acordo com o calendário da instituição. Ele também permite a classificação do professor em áreas e sub-áreas do conhecimento humano, atualização de seu currículo e registro de suas preferencias e não preferencias de disciplinas, horários e espaços físicos.
  • Produção e Avaliação Institucional: este sistema aplicativo de SIE engloba o registro de projetos, convenios e grupos de pesquisa, identificando áreas, sub-áreas e participantes de cada grupo permitindo, posteriormente, uma avaliação da produção.
  • Processo Seletivo: este módulo permite realizar as seguintes ações relacionadas aos processos seletivos: elaboração de questões, provas, escolha de salas e fiscais, definição de datas, cadastro dos participantes, emissão de relatórios e muito mais.
  • Biblioteca: o SIE foi projetado para atender várias bibliotecas ao mesmo tempo e muitos de seus recursos estarão disponíveis via Internet, fazendo com que o usuário tenha acesso instantâneo as informações que incluem a Catalogação, Recuperação e Circulação de informações e volumes. Permite o controle de empréstimos do acervo, retiradas, devoluções, renovações e reservas. Também penaliza automaticamente os usuários em atraso, tudo através do código de barras.
  • Assistencia Estudantil: permite o cadastro dos tipos de assistencia: bolsas, monitorias, estágios, descontos, moradia, registro do valor e registro por aluno da assistencia recebida e período.
  • Financeiro: este sistema permite manter cadastros de contas correntes por aluno, curso, unidades da Instituição e projetos, emissão de boletos, cálculo de desconto, emissão de relatórios dos mais variados tipos e, também, de extrato financeiro do aluno via Internet, utilizando senha pessoal.
  • Eventos: o Controle de Eventos é o módulo responsável pela preparação, inscrição, armazenamento de documentos, impressão e emissão de certificados para os participantes. A internet poderá ser utilizada para inscrição, aramzenamento de artigos, anais e qualquer outra etapa do evento.

 

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CTIC